ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 18 de abril de 2009

SÃO JOÃO - CARUARU DIVULGA PROGRAMAÇÃO JUNINA


Os forrozeiros podem ir esquentando os pés e preparando o solado dos sapatos. A programação do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, já está praticamente definida. A festa, que homenageará Mestre Vitalino, vai começar no dia 30 de maio e só terminará em 10 de julho. Serão 42 dias de animação.

Já está confirmada a presença de 24 cantores e cinco bandas, mas nem uma delas é conhecida pelas músicas de duplo sentido, pois o presidente da Fundação de Cultura e Turismo do município, José Pereira, continua com a ideia de resgatar a origem musical da comemoração. Além das atrações musicais, os turistas e moradores vão poder usufruir de quatro polos, que serão montados em locais estratégicos.

No grupo das atrações confirmadas estão: Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Zé Ramalho, Assisão, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Cavalo de Pau, Waldonys, Magníficos, Azulão, Israel Filho, Elifas Junior, Nando Cordel. Além de Santana, Flávio José, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba, Limão Com Mel, Adelmario Coelho, Frank Aguiar, Fala Mansa, Geraldinho Lins, Mastruz com Leite, Valdir Santos e Genival Lacerda.

Segundo José Pereira, as atrações que faltam entrar na grade de programação são as da região, que participaram do primeiro Festival de Bandas de Forró de Caruaru, realizado nos dias seis, sete e oito deste mês. “Todas as 15 bandas do festival vão se apresentar na nossa festa junina, mas em palcos diferentes. A qualidade de todas elas ficou comprovada durante as apresentações do festival”, explicou Pereira.

O calendário das apresentações só vai ser divulgado depois que as bandas do festival já estiverem divididas por pólos. “Só depois dessa definição divulgaremos os dias para a apresentação musical de cada cantor e banda”, disse o presidente da fundação.

Outra novidade deste ano serão os polos. Pela primeira vez será montado um palco no Alto do Moura e outro na Estação Ferroviária, no Centro da Cidade. “No Alto do Moura vamos armar um palhoção, onde terá comidas típicas e posto para orientação turística”, disse. Essa palhoça vai funcionar apenas nos finais de semana, das 10h às 17h, e nos principais dias das festas juninas, como os dias de São Pedro e Santo Antônio. Os outros dois palcos vão ser montados no Pátio de Eventos.

Neste ano também vão ter 15 atrações espelhadas por ruas da cidade. “Vamos levar a festa para todas as ruas onde estão as sedes das comidas gigantes. Isso é uma forma de descentralizar o São João e apoiar nossa cultura”, explicou. De acordo com Pereira, o problema do estacionamento no Alto do Moura será resolvido. “Quem vier brincar o São João deste ano na cidade terá à disposição um terreno de dez hectares para guardar o carro. Já reservamos, só para essa finalidade, um espaço no Polo Industrial”, disse.

CUSTO DA FESTA
O custo de toda essa programação está estimado em R$ 6 milhões, que será pago com verba federal, estadual, municipal e de 30 empresas. “É uma festa de alto valor, mas vale a pena”, disse Pereira.

DIEGO MENDES-FOLHAPE

7 comentários:

Anônimo disse...

Estou ansiosa pela programação dos festejos juninos de Caruaru.Espero que seja divulgado o mais breve possível e que seja dados aos nossos artistas locais oportunidades para se apresntarem. Adoro festa juninas principalmente em Caruaru. Até junho!!

Anônimo disse...

Pra miim tem que ter saia rodada e avioes do forro.em caruaru como o ano passado foi perfeitooo.

Anônimo disse...

Espero anciosa, pela programação pois já estou com vários ônibus fretados para dançar a festa junina em caruaru.

Anônimo disse...

Sejam justos tem que ter saia rodada aviões garota safada e calcinha preta..o publico jovem de caruaru agradece.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus srs ...tem que ter saia rodada aviões e garota safada...
sejam justos com o público jovem! grata.

Anônimo disse...

tem que ter saia rodada avioes garota safada e calcinha preta!! o publico agradece.

Anônimo disse...

É lógico que no nordeste especialmente em festejos juninos deve-se preservar quem faz do forró uma agradável e fantástica cultura nordestina. Amei a idéia de preservar o ritmo sem colocar músicas de duplo sentido. Nada pessoal com as bandas que o fazem, porém forró é forró. São raizes da nossa cultura e nada mais justo de que sejam valorizados os artistas que o mantém originalmente típico nordestino. Amo forró pé de serra e faz parte da nossa região. Parabéns!