ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PESQUISA - EDUARDO CAMPOS LIDERA DISPUTA COM 50% DOS VOTOS


RECIFE – De acordo com pesquisa eleitoral divulgada na última segunda-feira (6) pelo Instituto Maurício de Nassau, o governador Eduardo Campos (PSB) lideraria a disputa pelo Governo de Pernambuco com 50%, uma folga que transparece a elevada aprovação da sua gestão, que desponta com 53% de ótimo/bom. Além disso, 33% consideram a administração do socialista regular e 10% acham ruim/péssima. Na sombra de Campos, o ex-governador e maior rival no Estado, que é o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). O peemedebista aparece bem posicionado na amostragem, alcançando 33% do eleitorado.

Outros cenários do pleito que ocorre daqui a dois anos também são analisados. Por exemplo, quando Jarbas sai do “clássico eleitoral” e entra no confronto o seu fiel escudeiro, o deputado federal Raul Henry (PMDB), além do senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e o presidente regional do PSOL, Edílson Silva, a vantagem para Eduardo Campos se mantém constante. O governador teria 25%, enquanto Henry ficaria com 16%, Guerra chegaria aos 13% e o psolista, 1%. Brancos e nulos somariam 12%.

Mais uma vez entra em jogo a boa aprovação do atual Executivo. Os principais problemas denunciados pela população não passam de 30% de reclamação com saúde, por exemplo. As lamentações também dão conta da segurança (25,6%), assim como o desemprego (22,2%) e educação (8,3%). Para completar, o governador deverá contar com um apoio qualificado nas próximas eleições, que é a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no seu palanque. Cinquenta e nove por cento dos entrevistados responderam que votam no candidato defendido pelo petista, contra apenas 15% que afirmaram que não votam. Outros 22% optaram por analisar melhor, dizendo que a preferência pelo postulante de Lula “depende” de outros fatores.

Em relação à avaliação do Governo Lula, 76% acreditam que a administração vem sendo ótima/boa. Por outro lado, parcos 6% creditam como ruim/péssima. Com isso, o percentual da presidenciável apontada pelo Lula é relativamente alto. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), surge com 23% no que seria uma segunda colocação. Na frente dela, só o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que aparece com expressivos 35%. O deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) teria 16%. Quando o quadro eleitoral é visto sem o nome de Serra, Ciro lidera com 29%. Num empate técnico, Dilma apresenta-se com 25%. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), obteria 8%. Neste cenário, brancos e nulos somam 21%.

SENADO

A força do ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), é demonstrada quando se estuda as intenções de voto para o Senado Federal, em 2010. Com significativos 33%, o petista estaria hoje na primeira vaga para a Casa Alta. Porém, o eleitorado de João Paulo está fortemente concentrado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Já o atual senador Marco Maciel (DEM) ocuparia a segunda colocação com 28%, mas seus votos estão bem distribuídos em todas as regiões de Pernambuco.

Paulo Marinho
Agência Nordeste

Nenhum comentário: