ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 4 de abril de 2009

FOTEAR - FÓRUM DA CIDADANIA DO ARARIPE SE REÚNE EM OURICURI


O Fórum Territorial do Araripe (FOTEAR), instância responsável pela gestão das políticas do Território da Cidadania, se reuniu dia 02 de abril de 2009 - para início das discussões sobre as ações previstas para o Sertão do Araripe. O encontro aconteceu no auditório do CAATINGA e conta com a participação de cerca de 60 pessoas, representantes da sociedade civil e poder público de todos os municípios que integram o território.

Os participantes conheceram o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável para o Sertão do Araripe onde discutiram prioritariamente as propostas para o Projeto de Infraestrutura (PROINF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, previsto para ser implantado entre 2009 e 2010 no território do Araripe, no valor total de 2,4 milhões de reais para os dois anos.

O Programa Territórios da Cidadania é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Sociedade Civil. A partir deste ano serão atendidos 120 Territórios em todos os Estados do País. A atuação integrada irá beneficiar 41,9 milhões de brasileiros. O Sertão do Araripe é um dos 60 novos Territórios da Cidadania beneficiados a partir de 2009 com investimentos previstos na ordem de R$163,1 milhões para ações de apoio a atividades produtivas, cidadania e desenvolvimento social e qualificação da infraestrutura da região.

“A expectativa foi a discursão junto com os atores do território, ações que tenham reflexos em todo o Sertão do Araripe e não somente em cada município isoladamente. Mesmo que o objetivo seja ações para o desenvolvimento de todos os municípios, o grande desafio é discutir e decidir coletivamente numa visão territorial”, afirmou Paulo Pedro, articulador territorial.

Por Ita Porto -Técnica do CAATINGA

Foto - Paulo Elias

Nenhum comentário: