ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 2 de abril de 2009

COMBATE A VIOLÊNCIA - PETROLINA ADOTA ESTRATÉGIA COLOMBIANA


Petrolina, no Sertão do Estado, será a primeira cidade do Estado a adotar o sistema de políticas públicas integradas ao estilo Bogotá/Medellín (Colômbia), para reverter as estatísticas de criminalidade.

A informação é da secretaria de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes do município, que lançou ontem o programa Petrolina Segura e com Cidadania. O objetivo é implantar ações que envolvam toda a sociedade. Só no ano passado foram registrados 130 homicídios na cidade.

“As instituições envolvidas vão elaborar um plano de ação para captar recursos. Depois, vamos intensificar palestras nas escolas para conscientizar crianças e jovens sobre problemas como droga e alcoolismo, além de fortalecer a idéia do Disque-Denúncia”, afirma o secretário de Segurança Cidadã, Juventude e Cidadania de Petrolina, Murilo Cavalcanti.

O secretário lamentou a ausência de um representante do governo estadual durante o lançamento do programa. “Fiz o convite ao governador Eduardo Campos e a gente esperava que viesse alguém. Se isso é uma ação integrada e o governo tem o Pacto Pela Vida, pensamos que seria extremamente importante ter alguém representando o governo do Estado”, avaliou.

Convidado do evento, o ex-secretário de Segurança Cidadã de Bogotá, Hugo Acero, lembrou a situação de cidades colombianas que há alguns anos eram dominadas pelo narcotráfico e pela violência.

Acero destacou a implantação de ações como construção de escolas de qualidade em bairros carentes, ordenamento urbano, investimento nas polícias e instalação de bibliotecas e áreas de lazer.

“Bogotá era um município sem estrutura, sujo. Hoje é uma das cidades mais visitadas na Colômbia. Essas ações serão fundamentais para a Petrolina do futuro, mas o trabalho só terá sucesso se for feito em parceria com os poderes federal, estadual e municipal.”

Fonte - JC

Nenhum comentário: