ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 24 de julho de 2008

TELEVISÃO - MARIA DA PENHA EXIGE RETRATAÇÃO DE FAUSTO SILVA

FORTALEZA – A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, 63 anos, que deu nome à lei que pune a violência contra a mulher, vai processar o apresentador da Rede Globo de Televisão, Fausto Silva, caso ele não se retrate de um comentário feito domingo passado, no programa Domingão do Faustão.
O jornalista afirmou no programa, que Maria da Penha “de tanto apanhar ficou paraplégica”. A biofarmacêutica considera que a informação incorreta dita pelo apresentador global termina prejudicando a luta das mulheres por justiça. “Eles me entrevistaram e nada colocaram e ainda o apresentador com esta declaração destrói toda minha história de luta contra a violência que fizemos ao longo destes 25 anos”, afirmou Maria da Penha. Ela contratou a advogada Dioneide Costa que já acionou a Rede Globo, exigindo uma retratação no Domingão do Faustão, para que desfaça a versão de que Maria da Penha levava surra do ex-marido, o professor universitário Marco Antônio Herredia Viveiros.
“Fiquei chateada com a declaração e espero que a retratação aconteça no próximo domingo”, diz Maria da Penha. Segundo a advogada, o comentário de Faustão “afetou concretamente” a honra de Maria da Penha. Marco Antônio recebeu uma sentença de seis anos por duas tentativas de homicídio, ambas em 1983 – a primeira, com um disparo de arma de fogo que deixou Maria da Penha paraplégica e a segunda, por meio de choques elétricos. O agressor, preso em 2003, está em liberdade. O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou, pela primeira vez, a denúncia de um crime de violência doméstica.
FONTE-JC

Nenhum comentário: