ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 15 de julho de 2008

MUNICÍPIOS - PERNAMBUCO TEM ATÉ AGORA 13.501 CANDIDATOS

A eleição municipal deste ano em Pernambuco tem, até o momento, 500 candidatos na disputa pelas 184 prefeituras, além de 500 companheiros de chapa concorrendo a vice-prefeito. Para o pleito proporcional, o total parcial é de 12.501 postulantes a uma vaga nas câmaras de vereador. As informações estão disponibilizadas na página “Estatística TSE - Eleições 2008”, colocada na internet no fim da semana, no site www.tse.gov.br. Em todo o País, ainda segundo o TSE, são 15.030 candidatos a prefeito, 15.035 a vice e 338.671 a vereador, divididos em 5.560 municípios. Na página da web, além do número de candidatos inscritos para cada cargo, é possível obter estatísticas detalhadas a partir do grau de instrução, sexo, faixa etária e estado civil de cada postulante, assim como seu partido e coligação.
Embora a maior parte dos dados esteja disponibilizada, nem todos os municípios têm, ainda, suas estatísticas consolidadas. É que o prazo final para que os juízes eleitorais decidam sobre pedidos de registro e impugnação de candidaturas só termina em 16 de agosto. A partir daí, há ainda prazos para recursos em segunda e terceira instância, que vão até 25 de setembro. As estatísticas do TSE são consolidadas com base nas informações enviadas diariamente pelos TREs. Os números podem sofrer modificações a partir do momento em que os juízes eleitorais de cada cidade forem concluindo a análise dos processos de registro de candidaturas e dos pedidos de impugnação. Candidatos que não comprovarem ser alfabetizados, assim como os que respondem a processos judiciais ou que não prestaram contas em eleições anteriores, poderão perder o registro.

REGISTRO ELEITORAL

Ministério Público anuncia impugnação de 161 candidaturas em Pernambuco

Pelo menos 161 candidaturas já foram impugnadas em Pernambuco pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Esse é o número de processos informados por promotores de zonas eleitorais que compreendem as cidades de Recife, Ipojuca, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Inajá e Manari, Carpina e Lagoa do Carro, Pedra, Floresta e Carnaubeira da Penha, Afrânio e Dormentes, Saloá. Só na Capital pernambucana foram 61 impugnações, todas de candidatos a vereador. Em Recife, a maioria dos interessados não prestou contas relativas às campanhas de eleições anteriores, mas quatro são ex-gestores que tiveram as candidaturas impugnadas por terem sido condenados pelo Tribunal de Contas do Estado, além de um outro condenado em dois processos criminais na Justiça Federal por apropriação indébita de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso mais inusitado diz respeito a uma impugnação que levou em consideração a vida pregressa do candidato (a “ficha suja”): um ex-policial militar que responde a processos por participação em oito homicídios, com dois decretos do governador do estado afastando-o da corporação. Na capital, os promotores que trabalham no registro de candidatura são Jurandir Vasconcelos, Heloísa Freitas, Eleonora Rodrigues, Clóvis Sodré e Charles Hamilton Lima.
FONTE JC E BLOG DO JAMILDO

Nenhum comentário: