ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 19 de abril de 2008

FISCALIZAÇÃO DO IBAMA NO SERTÃO DO ARARIPE - SOBE PARA 41 AS EMPRESAS EMBARGADAS NO POLO GESSEIRO


Uma operação conjunta entre fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal (PF), iniciada na última segunda-feira (14), embargou 41 empresas do pólo gesseiro de Pernambuco, aqui no Sertão do Araripe, até esta sexta-feira (18). A operação, Mata Nativa 2, como foi chamada, é considerada a maior já realizada na região e aconteceu nos municípios de Araripina, Ipubi, Ouricuri e Trindade. Do total de 68 empresas fiscalizadas, 54 foram autuadas.
As multas somaram R$ 9,084 milhões. No ano passado, o Ibama realizou uma operação semelhante para identificar as empresas que funcionavam sem licença ambiental na região. A intenção era obrigá-las a se regularizarem, com autorização de funcionamento dada pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH). A operação atual objetivou vistoriar essas empresas e ver se elas se adequaram às exigências.
Outra irregularidade observada na região foi a inutilização de madeira da caatinga proveniente de um plano de manejo florestal sustentável, que consiste em cortar a vegetação nativa (não arrancá-la) para que ela possa se regenerar. Segundo o Superintendente do Ibama em Pernambuco, João Arnaldo Novaes, as empresas embargadas só poderão voltar a funcionar quando cumprirem as medidas necessárias.
“A meta do Ibama é que, dentro do prazo de noventa dias, nenhuma empresa funcione sem licenciamento ambiental na região”, enfatiza.FONTE JC

Nenhum comentário: