ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 22 de abril de 2008

DESEMPREGO NO SETOR GESSEIRO - OPERÁRIOS E PATRÕES FECHAM BR-316 EM TRINDADE POR 6 HORAS


Trabalhadores das indústrias gesseiras do Polo do Araripe bloquearam um trecho da BR-316 na cidade de Trindade. Os mesmos reivindicavam a abertura de várias empresas do setor que foram embargadas, fechadas e multadas pelo IBAMA, em uma fiscalização na semana passada, onde também foram aplicados quase 10 milhões de reais em multas.
Preocupados com o desemprego que já assola a região, maior produtora de gesso do Brasil, operários, patrões, empregados, agricultores e a sociedade organizada, fecharam a BR,
colocaram pneus e atearam fogo. O protesto começou por volta do meio-dia desta sábado dia 19/04/08 e só terminou às 18:00 com a liberação da estrada. Um grande congestionamento de quase 5 km se formou nos dois sentidos
entre Ouricuri e Araripina. Caminhoneiros tiveram que ficar parados por aproximadamente seis horas no trânsito. Os manifestantes só deixaram passar cargas com produtos perecíveis e ambulâncias.
A polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas do BPTRAN também estiveram presentes no local para organizar e apenas observar a manifestação que foi pacífica. Trabalhadores do gesso já estão sentido na pele o desemprego que na região gera 12 mil empregos diretos e mais de 60 mil indiretos.
O vice-prefeito do município de Trindade esteve presente à manifestação juntamente com os vereadores Jalécio e Tequinha, Dega que representou os gesseiros, Lira do sindicato dos transportadores do gesso, vários gesseiros e também representantes do Prefeito Gerôncio Figueiredo que no sábado estava em viagem para Brasília com escala no Recife, onde já sabendo do problema acionou o governo do estado para buscar uma solução para os operários desempregados e fábricas fechadas na região.
Os trabalhadores usaram carros de som para chamar atenção das pessoas e a imprensa esteve também presente registrando o protesto. Os operários informaram que querem a reabertura das empresas para poderem trabalhar, onde patrões irão contratar advogados para regularizarem as empresas embargadas.
Assim todos voltam ao trabalho e as empresas darão continuidade ao processo de regularização e funcionamento. As mesmas são acusadas de devastar a mata nativa e transformar em lenha para os fornos de calcinação. Uma nova manifestação e fechamento da BR-316 no mesmo trecho pode ocorrer novamente nesta quarta-feira dia 23/04/08, caso governo, empresas e trabalhadores não cheguem a um acordo.

Nenhum comentário: