ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CIDADANIA - PROJETO VIVER MELHOR DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL GANHA ESPAÇO NO MUNICÍPIO E JÁ É SUCESSO


As ações para os idosos no município de Araripina tiveram início no ano de 2005, na gestão do prefeito Valdeir Batista, que preocupado com a questão, foi implantando no município a política do idoso onde teve início com o projeto Viver Melhor, que atende idosos a partir dos 60 anos, sendo que começou com 50 e hoje já passam dos 300. Segundo a secretária de ação social,
Graça Magalhães, esse projeto desenvolve oficinas de alfabetização, uma vez que a maioria dos idosos não sabem ler e nem escrever e através do projeto, são alfabetizados, participam da educação de jovens e adultos, em uma parceria da secretaria de assistência social e secretaria de educação. Há também oficinas de geração de renda através de artesanato, onde os idosos possam se sentir pessoas ativas e que possam ainda melhorar sua renda.
Oficinas de esporte, dança e lazer também fazem parte do programa, uma vez que é realizado em grupo um trabalho de reintegração à sociedade e a integração da família, porque na família é o meio onde eles são mais discriminados e onde se sentem mais isolados. Já dentro do grupo ‘Viver Melhor’, os idosos se sentem à vontade, com pessoas de sua idade e com a participação ativa nas oficinas, se sentem pessoas mais úteis para a sociedade e para própria família.
A secretária de ação social nos informou que o carnaval da terceira idade foi o maior sucesso, pois os idosos gostam de festas, de dançar de resgatar a cultura. Hoje existe a quadrilha dos idosos que se apresenta no parque 3 vaqueiros todos os anos e já ganharam até troféu pela alegria da participação, sendo também o carnaval uma época de muita festa para eles, onde há o resgate das antigas marchinhas. Durante três dias por semana os idosos participam de várias atividades dentro desse projeto, incluindo muita dança e esporte, coordenada pela professora Selma, de educação física. Ainda dentro do projeto há a participação de psicólogas que trabalham com os idosos e com a família deles, assistentes sociais que trabalham em equipe, nutricionistas que trabalham a alimentação de qualidade para os mesmos, pois alguns são diabéticos e hipertensos, além da palestra semanal com os médicos, orientando os idosos como eles podem se alimentar e aproveitar melhor os alimentos, para que possam ter uma velhice mais saudável.
Todo esse projeto foi idealizado pelo prefeito Valdeir Batista preocupado em oferecer à população de idosos do nosso município, uma velhice saudável,com respeito, e dignidade. O projeto continua crescendo e a cada dia, mais idosos querem fazer parte e se juntar aos outros de bairros como o cavalete-01, cavalete-02, Vila Bringel, Alto da Boa vista, Vila Queirós, Centro e outros bairros de Araripina.

Nenhum comentário: